Estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos

Para garantir que o aprendizado não seja interrompido durante a suspensão temporária das aulas e que os alunos tenham as mesmas condições de ensino, a prefeitura de Tomazina desenvolveu material pedagógico exclusivo para o momento de distanciamento social. Ação promove inclusão e igualdade em meio aos alunos e troca de experiências entre os professores.

Com as aulas suspensas devido à pandemia, a prefeitura de Tomazina tem se dedicado a encontrar soluções que permitam dar continuidade ao processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. Com isso, na última semana foi entregue a segunda remessa das atividades didáticas preparadas pelos professores e equipe pedagógica da rede municipal de Educação.

Distribuição mensal, aos mais de 700 alunos da Rede Municipal, do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental, de material pedagógico necessário para realizarem suas atividades em casa.

Segundo a secretária de Educação Cínthia Chueire todos os alunos estão recebendo o mesmo material pedagógico, de acordo com os anos de estudo, confeccionados graças a um trabalho conjunto entre os professores dos respectivos anos. "Dessa forma, incentivamos a igualdade entre os alunos e a troca de experiências entre os professores", completou a secretária.

Para garantir acesso igualitário aos conteúdos durante o período de suspensão, a prefeitura de Tomazina não aderiu ao sistema de videoaulas proposto pela secretaria estadual de Educação, e desenvolveu um plano de contingência para os alunos da rede municipal. Os estudantes com necessidades especiais também seguem com o cuidado individual dos estagiários e/ ou monitores, que garantem total apoio e inclusão dos mesmos.

Atualmente, os professores atuam de forma remota, dando assistência às crianças, pais ou responsáveis, na realização das atividades, através de telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais. Para meados do mês de maio, a secretaria de Educação está se estruturando para que o método de auxílio aos alunos seja também de forma presencial, seguindo todos os cuidados de prevenção e segurança contra o COVID-19, a serem especificados em decreto municipal.

A entrega de material pedagógico é realizada mediante a adoção de regras de segurança sanitária necessárias, como exigência do uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel 70%, higienização com água sanitária e distanciamento. Com exceção da Escola Municipal Ademar Haruo Ishii, onde, pela grande quantidade de alunos, a entrega é feita na própria escola, os demais alunos do município recebem material em casa ou nas proximidades de casa;